REGULAMENTO

1. Objetivos: incentivar a prática do xadrez no âmbito escolar; promover o intercâmbio entre alunos-enxadristas e apontar os campeões regionais do xadrez escolar, bem como as escolas campeãs regionais de xadrez escolar.

2. Pré-requisito: evento aberto a todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio matriculados nas escolas da Região Nordeste e inscritos na Confederação Brasileira de Xadrez.

3. Categorias: As disputas acontecem divididas pelos 1º; 2º; 3º; 4º; 5º; 6º; 7º; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 1º; 2º e 3º ano do Ensino Médio. Todas as categorias serão separadas no naipes Masculino e Feminino.

4. Inscrições: serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos no folder deste evento.
4.1. A categoria à qual o aluno-atleta se inscrever será, obrigatoriamente, correspondente ao seu ano escolar em curso, independente da idade.
4.1.1. Durante o evento, a Organização se dará o direito de exigir dos alunos-atletas apresentação de documento comprobatório de escolaridade a fim de dirimir dúvidas e, constatada a irregularidade, excluir dos torneios aqueles que estiverem incorretamente inscritos.
4.2. Será aceita inscrição de aluno na condição de ‘bye-ausente’, sem bônus, desde que os prazos e procedimentos previstos no folder deste evento sejam cumpridos, bem como a prévia notificação à Organização.
4.3. No ato da inscrição, será fornecido o nome completo da escola e o nome completo do sistema de ensino, caso haja.

5. Programação: de acordo com o anunciado no folder deste evento.
5.1. A confirmação de inscrições implicará no reconhecimento dos nomes dos inscritos nas “Relações de Participantes”, que se encontrarão previamente publicadas no entorno da Área de Jogos e divididas por categorias e naipes.
5.2. A tolerância para o aluno-atleta em atraso será de 15 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada.
5.3. O aluno-atleta que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o final da rodada em questão, será eliminado do torneio. O nome será retirado dos emparceiramentos caso isto seja tecnicamente possível.
5.4. O aluno-atleta poderá solicitar ao árbitro-chefe, uma única vez ao longo da competição, a exclusão de seu nome para uma determinada rodada.

6. Ritmo de jogo: 15 (quinze) minutos com bônus de 5 (cinco) segundos com relógio digital ou 20 (vinte) minutos knock-out com relógio analógico.

7. Sistemas de emparceiramento: Sistema Suiço em 5 (cinco) rodadas ou Sistema Round-Robin, de acordo com o número de alunos-atletas por categoria e naipe.
7.1. Por decisão do Congresso Técnico, pode haver reunião de categorias com baixo número de enxadristas, mantida a premiação diferenciada.

8. Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.
8.1. Sistema Suíço: confronto direto, Buchholz com corte do pior resultado, Buchholz sem corte, Sonneborn-Berger, maior número de vitórias, Armagedon.
8.2. Sistemas Round-Robin: confronto direto, Sonneborn-Berger, maior número de vitórias, Armagedon.

9. Premiação: de acordo com o anunciado no fôlder deste evento.
9.1. A pontuação final de uma escola será a somatória dos pontos obtidos por seus alunos-atletas, classificados até o décimo lugar, em todas as categorias, nos naipes Masculino e Feminino.
9.2. A pontuação final de um sistema de ensino consistirá na somatória dos pontos obtidos pelas escolas que o representam.

10. A competição será regida pelas Leis da FIDE, e, supletivamente, por este Regulamento.
10.1. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.

11. Comitê de Apelação: será formado durante a Reunião Técnica e estará composto por presidente, dois membros titulares e dois suplentes.
11.1. Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 200,00 (duzentos reais), que serão devolvidos caso a reclamação seja acatada.

12. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.    


Os estudantes devem ser acompanhados por pessoa responsável durante toda a realização do evento.

Os casos omissos serão resolvidos pela Organização da FSX.

Copyright Regional Nordeste de Xadrez Escolar